Prezado (a) usuário (a) do serviço de correio eletrônico da UFMG, 

Como é do conhecimento de todos, a UFMG mantém, assim como outros provedores de serviço de correio, uma política de proteção em seu sistema corporativo onde tenta barrar mensagens consideradas como Spam .

Dispõe sobre as comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional,

e sobre a dispensa de licitação nas contratações que possam comprometer a segurança nacional.

 

Art. 1º

§ 2º  Os órgãos e entidades da União a que se refere o caput deverão adotar os serviços de correio eletrônico e suas funcionalidades complementares oferecidos por órgãos e entidades da administração pública federal

§ 3º  Os programas e equipamentos destinados às atividades de que trata o caput deverão ter características que permitam auditoria para fins de garantia da disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações, na forma da regulamentação de que trata o § 5º. 

§ 4º  O armazenamento e a recuperação de dados a que se refere o caput deverá ser realizada em centro de processamento de dados fornecido por órgãos e entidades da administração pública federal

fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8135.htm

Ações Internas

Para as Contas Institucionais (diretorias, secretarias, revistas, pesquisas, departamentos, coordenações, etc)  será adotado o Lotus Notes/MinhaUFMG como Correio padrão, com opção de acessar os emails pela web ou pelo próprio Lotus Notes utilizando a função de delegação de contas.

O Setor de Informática não ensina, recomenda ou responsabiliza por redirecionamentos de emails para contas externas aos servidores da instituição, tais como: Gmail, Hotmail, Yahoo, Outlook, etc.

Os sites de núcleos/grupos de pesquisa com relação direta com a UFMG devem ser hospedados nos servidores da instituição e sob o domínio *.ufmg.br.

Na última terça feira houve uma queda de energia na FACE que ocasionou no desligamento de todos os servidores. Ontem, ao retornarmos ao expediente normal, percebemos que alguns serviços ficaram instáveis. Isso ocorre sempre que os servidores desligam de forma indevida e religam sem a intervenção humana. Durante o dia, os serviços foram restaurados.

Caso tenha alguma dificuldade na realização do login ou mapeamento de unidades de rede, entre em contato com o Setor de Informática para que estejamos cientes e possamos agir solucionando o problema.