Este tutorial apresenta o procedimento de publicação de arquivos na Internet a ser utilizado:

• pelas Secretarias de Graduação e pelo Cegrad, para publicar as ementas, estrutura curricular e conteúdo programático no site da FACE;
  • pelo Setor de Compras, para publicar arquivos pertinentes aos processos de compras e serem exibidos no site da FACE;
  • pelo Setor de Contabilidade, para publicar as relações de pagamentos e torná-las públicas no site da FACE, conforme IN 02 de 06/12/2016;
  • pela Biblioteca, para publicação de TCC e novas aquisições;
  • pela Diretoria, para publicação de planejamentos;

Para executá-lo é necessário que a unidade W (wgroups) esteja mapeada em seu computador.

WGROUPS

Certifique se o wgroups é exibido em seu computador, pelo Windows Explorer (WIN + E).

Caso o wgroups não esteja disponível e você esteja:

Considerando que o wgroups esteja mapeado, você deve acessá-lo e posteriormente clicar sobre o atalho , ou então verificar se o compartilhamento está disponível. Caso o compartilhamento Docsfiles esteja disponível, você pode clicar diretamente nele.

Uma lista com os diretórios de primeiro nível que foram compartilhados publicamente na Internet será exibida, conforme imagem abaixo.

* Todos os diretórios listados, por serem públicos, permitem a leitura dos arquivos por qualquer pessoa.

Neste tutorial, a título de exemplo, será simulada a inserção de um arquivo de programa de disciplina do curso de ciências contábeis no segundo semestre de 2020.

A sequencia que será apresentada a seguir serve para qualquer perfil de usuário e somente será restrito se o seu nível de acesso com permissão de escrita for negado.

Navegando pela estrutura de diretórios , obtemos sobre o diretório 1, conforme imagem a seguir, que refere-se ao primeiro semestre de 2020.

Como não existe a pasta "2", referente ao segundo semestre, será necessário criá-la.

* A criação de pasta foi apresentada com a finalidade de demonstrar que os usuários com permissão nos diretórios de primeiro nível, são responsáveis pela organização dos arquivos.

O próximo passo compreende em escolher para qual diretório o arquivo será enviado, a fim de torná-lo público. Foi escolhido o diretório "2", conforme imagem abaixo.

Escolha os arquivos que deseja inserir neste diretório. Para aplicação neste tutorial, foram selecionados os Programas C e D.

Depois de selecionar os arquivos é possível copiar (ctrl + c) e colar (ctrl + v) ou recortar (ctrl + x) e colar (ctrl + v). Lembrando que, ao copiar uma cópia é mantida no diretório de origem, ou seja, seu computador, e ao recortar o arquivo é movido para o servidor, não existindo cópia.

Na imagem abaixo é possível verificar que foi realizada uma cópia dos arquivos para o diretório "2"

No site, quando o aluno clicar sobre o conteúdo programático do curso de ciências contábeis para o 2º semestre de 2020 serão exibidos os arquivos que foram copiados pelo wgroups, conforme a imagem a seguir.

Se ao final deste tutorial você ainda não tenha obtido sucesso no envio dos arquivos, entre em contato com o Suporte Técnico em https://suporte.face.ufmg.br