Conforme já foi anunciado, a caixa d´água será limpa nesta 6a feira, 18/07. No sábado, 19/07, será feita a dedetização e desratização do prédio. Sendo assim, o prédio ficará fechado nos dias 18 e 19/07, reabrindo às 15 horas de domingo, dia 20/07. Este calendário se aplica também à Biblioteca 24 horas. Além disso, conforme acontece sempre nesta época do ano, as salas de aula estão passando por uma limpeza pesada.

Parte da Biblioteca está de piso novo! Nessas férias, foi efetuada a troca de parte do piso do 3o pavimento (aquele equivalente ao 2o andar do prédio da Faculdade). Houve, também troca do portal e outras intervenções que visam à segurança do nosso acervo.

No que diz respeito à informática, as novidades são muitas!

O laboratório 1103 A (NIAG) está equipado com 16 computadores novos, nos quais estão instalados os seguintes programas/pacotes:

• Windows 7
  • Adobe Reader XI
  • Open Office 4.0.1
  • Office Starter 2010 (Word e Excel)
  • Visualizador Power Point 2010
  • Geoda 1.6.0
  • Gretl 1.9.90
  • R 3.1.0
  • Tinn R 3.0.3.6
  • Terra View 4.2.2
  • AVG Free 2014
  • Firefox
  • Chrome

O laboratório 1103 B (NIAG) encontra-se desativado desde o ano passado. Os computadores que lá estão têm algum tipo de problema e a idade dos equipamentos não favorece o investimento. Monitores, teclados e mouses vêm sendo reaproveitados. Está nos nossos planos de médio prazo a aquisição de novas máquinas e mobiliário para equipar este laboratório.

O laboratório 1102 (NIAG) tem 24 computadores com aproximadamente 1 ano e meio e uso e os seguintes programas/pacotes:

• os mesmos do laboratório 1103 A
  • Office XP
  • Stata 11
  • Stata Transfer 10

Os dois laboratórios do NIAG atualmente em atividade contarão, em breve, com 30 novas cadeiras.

As salas de aula ainda estão com computadores antigos mas, recentemente, adquirimos 9 máquinas, com previsão de entrega até 15 de agosto. A ideia é fazer uma aquisição gradativa para trocar todos os computadores de todas as salas de aula o mais breve possível. Os 9 computadores novos serão instalados nas salas de aula do 4o andar.

Atenção especial vem sendo dada aos projetores. Temos 56 aparelhos na FACE – 39 instalados (3 deles emprestados pelo CAD/CEPEAD) e 17 em manutenção externa na Escola de Engenharia. Dos 39 instalados, há 9 necessitando de manutenção, 3 deles em péssimo estado (salas de aula 3077 e 3079 e sala de reunião 3012) e 6 em estado regular, com imagem muito fraca (salas de aula 2107, 3108, 3109, 3139, 4107 e 4138). Se os 17 projetores que se encontram na Escola de Engenharia puderem ser consertados, substituirão os 9 que necessitam de manutenção e ficaremos com 5 de reserva, para serem instalados nas salas de aula onde a imagem está fraca, além de permitir a devolução dos 3 emprestados. Compramos um novo projetor, com prazo de entrega para 30 de julho, que será instalado em uma das salas de aula com equipamento péssimo (3077 ou 3079).

Não temos licenças para instalação de Microsoft Office nas salas de aula e laboratórios (no caso, o 1103 A) e nem recursos para aquisição das mesmas. Diante isso, decidimos instalar nelas o Open Office, software de acesso livre. Uma dica para os professores que usam powerpoint em suas aulas é salvar suas apresentações em pdf, garantindo, assim, a manutenção das configurações originais. Já os que utilizam macros do Microsoft Office devem testá-las antes no Open Office, pois, apesar do último oferecer os recursos de macro, não é garantida a sua compatibilidade com a versão paga.

Estão instalados em todas as salas de aula os seguintes programas/pacotes:

• Windows XP
  • Adobe Reader XI
  • Open Office 4.0.1
  • Office Starter 2010 (Word e Excel)
  • Visualizador Power Point 2010
  • Geoda 1.6.0
  • Gretl 1.9.90
  • R 3.1.0
  • Tinn R 3.0.3.6
  • Terra View 4.2.2
  • AVG Free 2014
  • Skype
  • Stata 11
  • Stat Transf 10
  • Firefox
  • Chrome

Com relação aos auditórios, a sonorização é um problema recorrente e os ruídos muitas vezes são causados por questões relativas ao cabeamento, sintonia de equipamentos e outros. Problemas com vídeos/filmes durante as aulas e palestras ocorrem constantemente. Infelizmente, a UFMG não dispõe de pessoal especializado nessa área, sendo necessário contratar uma empresa especializada em recursos audiovisuais. Estamos aguardando disponibilidade de recursos para tomar providências a esse respeito. Novas pilhas para os microfones sem fio já estão em fase de aquisição.

Outra novidade diz respeito ao webmail. Em breve, ele estará de cara nova! Os servidores que armazenam o serviço de email da Faculdade são antigos (cerca de 10 anos de uso), com alguns programas desatualizados e outros sem atualização disponível.  Estamos fazendo a migração para servidores novos, que utilizam software mais recente. Novo anúncio será feito tão logo o novo webmail esteja pronto para ir ao ar (previsão: até 14 de agosto).  Ainda nesta semana, divulgaremos o link da versão beta para os interessados em conhecer o novo cliente de email.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, por favor entre em contato!